Receitas 


A escolha de alimentos saudáveis não serve só para ter o peso ideal mas também para ter boa saúde e mais tempo de vida. Devemos ter rotinas de alimentação saudável A Alimentação saudável é a alimentação ou nutrição de comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e de boa saúde e as crianças se desenvolvam bem e intelectualmente e com boa saúde, dependendo do hábito alimentar.

Vida saudável! A saúde é uma das maiores riquezas do ser humano, é sinônimo de vida. Por isso, é importante que você procure ter hábitos que ajudem a manter uma boa saúde, garantindo uma vida mais ativa e alegre. Vejam algumas dicas:

Alimentação adequada A alimentação está para o corpo humano assim como o combustível está para uma máquina. Proteínas, hidratos de carbono (açúcares), gorduras, vitaminas e sais minerais, que estão contidos nos alimentos que consumimos diariamente, são os nutrientes para nosso corpo. Hambúrguer com refrigerante e cachorro-quente com fritas podem parecer apetitosos e irresistíveis, mas não são à base da alimentação. O leite e seus derivados, a carne e os ovos são as principais fontes de proteínas. Já as frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas e sais minerais. Na sua alimentação também não pode faltar água. Ela é fundamental para o equilíbrio do corpo, pois é indispensável ao metabolismo do movimento muscular. Veja alguns alimentos importantes para a boa saúde e sua contribuição para o organismo: Vitamina C - limão, caju, laranja, folhas verdes etc. Sais Minerais - tomate, maçã, legumes, folhas etc. Potássio - banana, goiaba, maçã, queijo branco, leite etc. Cálcio - leite e seus derivados, repolho, alface, feijão etc. Vitamina A - cenoura, agrião, abóbora, manga, caqui etc. Fibras - hortaliças em geral, legumes, frutas e cereais. Ferro - vagem, espinafre, couve, folha de nabo, brócolis.

A falta destes alimentos pode causar problemas à saúde: fraqueza, resfriados, anemia, ossos e dentes fracos, alterações de pele, entre outros. Mas atenção! A alimentação deve ser adequada à idade da pessoa e as quantidades dos alimentos não podem ser insuficientes nem excessivas. Ovos, por exemplo, contêm colesterol. Se você ingeri-los em grande quantidade ou com muita freqüência, estará aumentando seu colesterol, uma substância presente no sangue que em excesso pode obstruir as artérias e provocar problemas de circulação. Gorduras animais também têm o mesmo efeito na corrente sangüínea. Por isso, não se deve abusar de alimentos como creme de leite, manteiga, queijo tipo prato, banha, frituras, entre outros.

Bom Apetite.